Facebook
PR - Cascavel
Máxima
25
Mínima
18
PR - Toledo
Máxima
25
Mínima
17
PR - Santa Tereza do Oeste
Máxima
22
Mínima
13
PR - Céu Azul
Máxima
23
Mínima
15
PR - Lindoeste
Máxima
23
Mínima
14
PR - Catanduvas
Máxima
24
Mínima
15
PR - Ibema
Máxima
23
Mínima
15
PR - Corbélia
Máxima
25
Mínima
15
PR - Braganey
Máxima
23
Mínima
14
PR - Cafeléndia
Máxima
27
Mínima
21
PR - Ouro Verde do Oeste
Máxima
22
Mínima
14

Dicas para uma viagem segura com o seu caminhão

Para aqueles que têm o caminhão como seu principal instrumento de trabalho, nada mais importante para uma viagem segura e sem surpresas desagradáveis. Mas o que deve ser feito para conseguir isso? A dica é fazer constantemente uma revisão de seu veículo, ou seja, uma manutenção preventiva do caminhão. Com nada mais do que uma checagem simples que não dure mais do que quinze minutos um dia anterior à viagem, os caminhoneiros acrescentam às revisões indicadas pelo fabricante, a maior garantia de uma viagem segura e do bom funcionamento das peças do caminhão.
Para os caminhões, a quilometragem para a revisão é especificada pela fábrica; mas um dia antes da viagem, recomenda-se que as seguintes averiguações sejam feitas: ver se a documentação tanto referente ao veículo, quanto ao condutor e à carga, está em dia; a boa estrutura das peças do caminhão, a partir da checagem de freios, troca de óleo, suspensão, carga da bateria, alinhamento dos pneus e sua calibragem, luzes, limpadores, sistema de rastreamento; ter em mãos contatos importantes, como é o caso da polícia, dos bombeiros, da transportadora e de seu destinatário.
Já durante a viagem de caminhão, é sempre aconselhável que sejam feitas paradas regulares para o descanso do caminhoneiro, especialmente, se a viagem for longa. Os pontos para estacionamento devem ser prioritariamente preparados, esse intervalo deve ser de duas em duas horas, com duração de quinze minutos a meia hora. Cuide para que o caminhão não fique destrancado, com objetos de valor à mostra ou em local ermo e aproveite para averiguar o funcionamento das peças do caminhão.
Durante o trajeto de caminhão, pratique as regras da direção defensiva, não dê carona a pessoas estranhas ou fale sobre a carga levada e seu local de destino com qualquer pessoa. Já em situações mais extremas, como é o caso de assaltos na estrada, mantenha a calma e colabore com os meliantes, não reaja ou tente manobras arriscadas. Ligue para a polícia depois do ocorrido e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
Esses cuidados levantados são bem simples e garantirão uma viagem muito mais tranquila e segura. Ser caminhoneiro é uma tarefa das mais difíceis, porém, apaixonantes. Levando à risca todas as orientações ao longo da vida na estrada, garantirá, ainda mais prazer em guiar e cortar o nosso país, de norte a sul!

Fonte: Blog do Caminhoneiro – 03/10/2013

Os comentários estão encerrados.

Carreta Online

Telefone: (45) 3037-3229
E-mail: contato@carretaonline.com.br

De: Izabel Tavares
Sua mulher sempre vai estar certa, mesmo que você pense que ela esteja errada!
De: Marcão
Coceira na mão de pobre é sarna, na mão de rico é dinheiro.
De: Josenildo Ferreira
A velocidade que emociona é a mesma que mata.
De: Jivan dos Santos
Aqui jaz minha sogra, que viveu enchendo o meu saco. Não tendo mais o que encher, veio encher este buraco.
Para enviar sua frase, clique aqui!
2014 - Carreta Online Portal de Notícias Todos os direitos reservados